segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Textos para o site

MISSÃO
As comunidades da bacia do ribeirão Taboca podem se desenvolver, preservando a paisagem e os recursos naturais?
Cuidar e desfrutar do lugar onde habitamos nos motiva a pesquisar, debater e agir junto a quem também se interessa e se compromete em proteger nosso fágil ecossitema.
Queremos o convívio com a beleza e com a riqueza deste lugar. Profissionais, administradores, proprietários, moradores e pesquisadores podem, reunidos em ação contínua de interesse público, promover conhecimentos e benefícios socioambientais para cada propriedade, unidade condominial e, de um modo geral, para os bairros São Bartolomeu e Jardim Botânico.
Todos podem colaborar e participar. Nosso interesse é público. Participe você também!
Queremos ser muitos mais, cuidando desse lugar.

Histórico
Estatuto
Quem é quem

HISTÓRICO
A Casa Taboca fica no Condomínio Solar da Serra, mesopotâmia dos ribeirões Taboca e Taboquinha, APA do rio São Bartolomeu. Administrar comunidades como a nossa é gerir, além das necessidades de pessoas e residências que nela se instalam, também o seu patrimônio natural, promovendo com ele uma convivência equilibrada. E isso também envolve a integração com as comunidades vizinhas. Foi pesquisando e registrando o impacto do desenvolvimento dessas comunidades que nos convencemos da necessidade imediata de desenvolvermos novas formas de ocupação e de recuperação de áreas já degradadas.
Em 2002, alguns membros do projeto Casa Taboca (Catarina) contribuíram para tornar adequada, do ponto de vista ambiental, a ocupação de lotes e o desenvolvimento da infra-estrutura no Condomínio Solar da Serra, com a elaboração de um plano patrocinado pela sua Comunidade (clique aqui para saber mais).
Outras experiências foram desenvolvidas, paralelamente, pelos que hoje integram o Casa Taboca, como o trabalho de especialização acadêmica de José Marcelo Goulart sobre as oportunidades e ameaças ao desenvolvimento sócio-ecológico do mesmo Solar (saiba mais), assim também o Plano de Recuperação de Áreas Degradas do Condomínio Verde, realizado entre os anos de 2005 e 2006 por Catarina e Juliana (saiba mais).
A consciência da necessidade de organizar nossas ações já havia nos motivado a criar, em 2005, a Associação de Moradores e Amigos do Solar da Serra (consulte nosso estatuto), entidade civil sem fins lucrativos dedicada à promoção da vida comunitária em sintonia com os recursos naturais e preocupada, portanto, com a qualidade da nossa ocupação urbana.
Temos consciência da necessidade de construirmos e vivermos em casas que causem menor impacto sobre o ambiente local. Desde o projeto, a obra, até a ocupação, podemos adotar hábitos e cuidados que expressam a valorização do patrimônio que a natureza proporciona nesta bacia hidrográfica. Afinal, ela é uma área de proteção!
Muito ainda será ocupado, aqui e em outras áreas de proteção ambiental, e por isso a Casa Taboca vem contribuir com todos aqueles dispostos a integrar a ocupação à paisagem do cerrado que nos abriga, desfrutando da natureza, principal elemento da qualidade de viver.
Atitudes e Decisões que melhoram o ambiente

Instale lixeiras suspensas, cobertas e teladas;
Deposite o lixo somente nos dias e horários orientados pela administração;
Separe o lixo, pelo menos, assim: restos de alimentos / embalagens / banheiro;
Cuidado com as torneiras abertas em exagero e sem uso;
Preserve a vegetação, principalmente no momento de ocupar o terreno;
Nunca queime lixo, mato, etc.
Cuidado quando fizer fogueiras na época sêca;
Não cerque o terreno com muro: ele aquece o ambiente e agrava a enxurrada.
Inclua no projeto de sua casa:
Coletar, armazenar e utilizar água da chuva, ao menos pra ser usada nos jardins;
Separar a água do esgoto de banheiros (negra) das outras águas (cinza);
Reutilizar as águas cinzas conforme o tratamento dado a elas;
Instalar fossa biodigestora ou ecológica. As comuns contaminam o sub-solo;
Instalar vasos sanitários e descargas que dispensem ou usem o mínimo de água;
Terreno inclinado? Não faça cortes e aterros, use “palafitas” e níveis diferenciados dos ambientes;
Instalar ‘recarga de aquífero’. Nome complicado, solução simples e quase sem custo;
Plante árvores!!! Muitas!
Visite a Casa Taboca e saiba muito mais.

Nenhum comentário: