segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Memória da 1ª reunião da Comissão Viva o Solar Vivo

Reunião 05/10/2008
Comissão presente: Mauro, Cristina, Zé Marcelo e Ju Noleto.


Proposta de nome: Viva o Solar Vivo!

Estratégias de ação:

- Elaboração de um manifesto com o objetivo de mobilizar a comunidade para algumas questões; pensar em temas centrais e lista de pessoas para sensibilização;
- Produzir plataforma - ponto de partida para a mobilização: identificar problemas centrais, como a regularização (tratá-la no aspecto mais formal), serviços do condomínio (transporte, água, segurança, lixo) e ocupação sustentável que não é a mesma coisa de regularização – mudança de atitude.
Propostas para carta:
- O caráter socioambiental é transversal aos temas.
- A carta vai apresentar possibilidades, soluções, referências.
- Quer morar no Solar da Serra? Aqui se vive de forma diferenciada. O sentido é morar aqui e viver junto com esse lugar.
- Natureza do movimento: âncora é falar que conservar e preservar tornará a vida melhor e mais barata no futuro do que o padrão que tem sido conduzido. Não é só de responsabilidade do proprietário, mas também do condomínio que pode fazer coisas muito interessantes aqui dentro. Serviços ambientais. Somos uma associação, podemos trabalhar para que isso seja viabilizado. Passar na casa das pessoas e conversar sobre tudo isso...inclusive ampliar a conversa para a questão das eleições

Temas:

I - Regularização: informações sobre o processo; divulgação sobre o encaminhamento de projeto de Estudo Preliminar Urbanístico - EPU e Estudo Preliminar Ambiental - EPA; relatório da Comissão e a participação da associação nesse processo; deixar clara a nossa postura no momento de regularização dos casos críticos ambientais (possibilidade de flexibilização, lei em benefício dos moradores – não está para criar conflitos, mas para criar acordos, promove direito coletivo, falar que vai ser mais barato.
II – Serviços do condomínio: transporte, lixo (Sem Dimensão já fez coleta seletiva – a questão está nas pessoas e compete a administração trabalhar com esse aspecto...), água, segurança, contratos com prestadores de serviço (Granlar, capítulo a parte...).
III – Investimentos e Ocupação Sustentável: pavimentação, eletrificação, área de lazer, praças; sugestões para as residências.
IV– Convenção – discutir o papel do administrador; responsabilidade dos condôminos (obras do condomínio e dos condôminos, por exemplo); direitos e deveres; discutir modelos de gestão (a presença do administrador não dispensa o síndico; adm para executar)

DIVERSOS

1 – Como tratar a questão das casas abandonadas e das calçadas e ciclovias
2 – Elaborar pelo condomínio um projeto de calçada (a Casa Taboca vai construir uma calçada com depósitos naturais de água)!
3 – Que ocupação queremos?
4 – Galo da Serra virará newsletter? Veículo físico? Papel? Visita às casas...uma coisa não exclui a outra
5 – Visitar as casas com um dossiê do movimento: carta da Granlar, balancete do condomínio, situação da regularização, carta manifesto, estatuto alterado.
6 – Custos do movimento: inicialmente divido entre os membros do grupo 1
7 – Feijoada: do meio pro fim, mobilizadora... camisetas com o nome do movimento
8 – Agenda de visitas não necessariamente censitária, fazer visitas e em duplas

ENCAMINHAMENTOS:

Cada membro da Comissão tratará de um tema específico da carta, a saber:
Regularização – Zé Marcelo
Serviços do Condomínio – Cristina
Investimentos e Ocupação Sustentável – Mauro
Convenção – Ju Noleto
Os textos deverão ser socializados entre a Comissão no dia 10/10.
A próxima reunião ocorrerá no dia 08/10, quarta-feira para discutir outras estratégias.

Nenhum comentário: